Looper Externo (Monitor de Eventos externo)

Sintomas de palpitações, tonturas ou desmaios são queixas comuns nos consultórios médicos e podem ter relação com as arritmias cardíacas. O sucesso diagnóstico depende do registro do eletrocardiograma no momento em que ocorre o sintoma. Esse registro, porém, nem sempre é fácil, especialmente quando ocorre de forma esporádica, situação na qual o Holter não é capaz de documentar.

O monitor de eventos tem por objetivo aumentar a precisão diagnóstica desses sintomas pouco frequentes.

O Looper externo é um aparelho que, como o Holter, é ligado ao tórax do paciente para coletar o sinal eletrocardiográfico. O monitor é de pequeno porte e fácil manipulação.  O paciente é orientado a permanecer com o aparelho o maior tempo possível – retirando apenas para o banho.

O sistema coleta e transmite automaticamente um eletrocardiograma, com duração de sete segundos, a cada 60 minutos. Caso o paciente apresente algum sintoma ele deverá apertar um botão na base do aparelho. Será, então, enviado mais um registro eletrocardiográfico – esse com 45 segundos de duração, sendo 15 deles registrados imediatamente antes do acionamento do sistema.

Indicação

Para diagnóstico diferencial de palpitações, perdas de consciência (síncopes), dor no peito e outros sintomas cardiovasculares paroxísticos de origem não esclarecida.

A vantagem, em relação ao Holter, é a possibilidade de monitorização prolongada, o que torna viável o diagnóstico de sintomas esporádicos.

Contraindicação

• Não há.

Limitações

Em raros casos, o paciente poderá não ser capaz de acionar o botão de gravação durante o evento.

Preparo

• Não há.