Ecocardiograma Transesofágico

Ecocardiograma Transesofágico

Ecocardiogramatransesofágico é um método especial de ultrassom do coração no qual uma sonda, bem parecida com a de endoscopia (utilizada para exame do esôfago e estômago), é introduzida pela boca do paciente e posicionada no esôfago, em contato próximo com o coração. A proximidade do coração permite uma qualidade de imagem muito superior e a visualização de estruturas de difícil acesso pelo tórax do paciente. O exame tem um papel especial no estudo das válvulas cardíacas, dos átrios e seus defeitos e na avaliação da presença de trombos ou vegetações.

Para a realização deste exame é necessário puncionar uma veia no braço e realizar uma sedação superficial para diminuir o desconforto da realização do exame.

Contraindicações

  • Estenoses, divertículos ou doenças esofagianas ativas;
  • Insuficiência respiratória aguda ou crônica sem suporte ventilatório;
  • Sinais de choque, arritmias instáveis ou instabilidade hemodinâmica;
  • Sangramento digestivo alto ativo recente;
  • Distúrbios da coagulação, anemia aplásica, anticoagulação excessiva ou uso recente de fibrinolítico;
  • Deformidade da caixa torácica.

Orientações

  • Não suspender os medicamentos de uso habitual.
  • Obrigatória a presença de acompanhante.
  • Jejum de 8h para sólidos e de 4h para líquidos.
  • Será necessário período de observação após o exame; alimentos serão permitidos apenas após o efeito da anestesia tópica (cerca de 2h após o término do exame).

Como e feito

As imagens são obtidas por meio de transdutor presente na extremidade da sonda esofágica, introduzida após anestesia local da orofaringe com lidocaína. A sedação é oferecida para conforto do paciente, sendo habitualmente realizada com midazolam (benzodiazepínico) intravenoso. A anestesia da garganta é de curta duração, porém é recomendado evitar alimentos muito quentes ou secos na primeira hora após a realização do exame. Caso o paciente receba sedação, será liberado somente após acordar. Na primeira hora após a sedação, poderá persistir algum grau de sonolência ou tontura, como pode persistir também, algum efeito sedativo por até 12 horas. O paciente deverá evitar atividades que requeiram atenção, como dirigir veículos ou manusear máquinas. Caso utilize medicação de uso contínuo, esta deverá ser reintroduzida normalmente.

Indicações

É indicado para visualizar a anatomia cardíaca e suas más formações, diagnóstico de fontes de embolia pulmonar e sistêmica, presença de trombos intracavitóriospré-cardioversão, melhor detalhamento anatômico e funcional das valvas cardíacas e de próteses valvares (sobretudo em posição mitral), diagnóstico e avaliação de complicações de endocardite, diagnóstico de doenças da aorta, e ecocardiografiatranstorácica com limitação importante de imagem.